quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Tiago Santana


"...a partir do momento que as pessoas se abrem, abrem a casa, o coração, a vida, você também tem que ter muito cuidado. Tem que ser recíproco, você também tem que corresponder. Então, no fundo, esse diálogo, a coisa de conversar, é fundamental."



Nesses quase vinte anos dedicados à fotografia, Tiago Santana demonstra uma sensibilidade para essa escrita com a luz comum a poucos. Abordando temas como a religiosidade, o cotidiano e a paisagem humana do nordeste brasileiro, Santana registra poesia em suas fotografias.




Fotografia I






"Como o corpo se não for lavado fica sujo, assim a alma sem oração se torna impura."



Recanto das almas



“Sempre que visito um lugar, gosto de conhecer o cemitério. Não tenho atração pela morte, muito pelo contrário, gosto de celebrar a vida. Mas esses lugares sempre são interessantes, dá para encontrar personagens e situações que merecem ser retratados. Esta foto eu tirei no interior de uma pequena capela no cemitério de Buíque-AL.





Fotografia II






Amigo Fiel



“A contagem do tempo no sertão é diferente. As pessoas passam horas jogando conversa fora e filosofando sobre a vida — e sempre com um animal por perto..."





Fotografia III






Fé em Cristo



“Encontrei esta senhora recolhendo restos de madeira de túmulos quebrados no cemitério, para usar em seu forno. A princípio, ela ficou assustada com a minha presença; depois, começou a me contar sua vida e me levou à sua casa, onde fiz esta foto junto à imagem de Jesus Cristo, na sala.”

Nenhum comentário: