quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Sebastião Salgado


"Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes."






Se indagado o nome do maior fotógrafo brasileiro de todos os tempos, poucas pessoas ousarão responder um nome diferente de Sebastião Salgado. Se a pergunta admitir apenas os fotógrafos em atividade, de certo não restará dúvida. Esse mineiro de 63 anos, doutor em economia, casado, pai de dois filhos, fotógrafo profissional há menos de três décadas, tornou-se unanimidade internacional.



Fotografia I






"Um homem com fome não é um homem livre."




Robert Stevenson



As crianças devem ser pesadas e medidas para ajustar suas rações de comida. Posto de nutrição em Gourma Rarhous. Mali, 1985.





Fotografia II






"Esses rostos, que gritam sem mover a boca, já não são rostos de outros. Esses rostos deixaram de ser convenientemente distantes e etéreos, pretextos ingênuos para a caridade de consciências pesadas."



Eduardo Galeano



Com olhos cegos por tempestades de areia e infecções crônicas, esta mulher de Gondan conseguiu sobreviver. Mali, 1985.






Fotografia III






"Um dia virá em que o trabalhador poderá ser um artista, senão pela expressão (o que cada vez importará menos) mas pelo menos para sentir o belo."



George Sand



Trabalhadores contratados pelos donos de caminhões carregam-nos com carvão. O trabalho é pesado e cansativo. O pagamento é de 22 rúpias (menos de um real) por dia. Dhanbad, Estado de Bihar, Índia, 1989.

Nenhum comentário: